segunda-feira, 21 de maio de 2007

A origem das Artes Marciais

As primeiras manifestações de Artes Marciais ocorreram na Idade do Bronze e Ferro, quando indícios de técnicas de luta corporal e armas brancas foram encontradas.

Aproximadamente no ano 700 a.C. existiu, na Grécia Antiga, uma forma de luta denominada de Pyrrhic ou Pankration que utilizava técnicas de mãos, pernas, quedas e armas brancas.

No Oriente, as Artes Marciais originaram-se na Índia no ano 1000 a.C. com uma antiga classe guerreira denominada de Kshatriya, que desenvolveu uma luta conhecida como Vajramushti.

A versão mundialmente aceite sobre a origem do karate é a do monge hindu Boddhi Dharma, ou Daruma Taiji como era conhecido no Japão no século VI.

Daruma Taiji, de origem nobre, volta a sua vida para o Budismo iniciando uma peregrinação que teve início nas montanhas de Kanchipuram, na Índia, atravessando as montanhas do Himalaia, em direção ao norte da China na província de Honan.

Ele introduziu no Templo de Shaolin, localizado nas montanhas de Song Shan, o Zen Budismo, onde ensinou um sistema criado a partir dos movimentos da natureza e dos animais, compreendendo 18 exercícios e 2 sutras chamados de Ekkinkyo e Senzuikyo.

Neste templo ele desenvolveu, sistematizou, organizou e instruiu os monges iniciando o Shaolin Chuan Fa ou Sil Lun Chuan Fa, como também é conhecido, e que deu origem à maioria das Artes Marciais asiáticas.

A partir do Templo de Honan diversos estilos surgiram devido às diferentes personalidades e técnicas que cada monge desenvolveu.

Podemos destacar dois templos Shaolin na China, o de Honan e o de Fukien.

Entre os anos de 840 a 846 d.C., assim como vários outros templos, ambos foram destruídos pelo Império Chinês que promovera uma perseguição implacável aos Monges Shaolin, divulgadores da filosofia de BUDHA.

Honan e Fukien foram reconstruídos porém outra vez massacrados pelos Manchus durante a dinastia MING, nos anos de 1368 a 1644 d.C. Desta vez somente 5 monges sobreviveram ao holocausto tornando-se conhecidos como os "Cincos Ancestrais".

Para que os ensinamentos de BUDHA e Bodhi Dharma não se perdessem, os "Cinco Ancestrais" iniciaram uma peregrinação por toda a China, cada um ensinando o seu estilo de Chuan Fa (Wushu). Deve-se a este facto a origem dos cinco estilos básicos: Tigre, Dragão, Serpente, Leopardo e Grou.

O termo Kung Fu, como essa Arte Marcial Chinesa é conhecida no ocidente, é denominada na China de Wushu ou Chuan Fa.



[este texto foi retirado do site da Goju-ryu Seigokai do Brasil]

Sem comentários: